menu

Image Map

20 de outubro de 2015

Gato Persa

Persa é uma raça de gato originária do Irã, antiga Pérsia.

Bandeira da antiga Pérsia



Origem:
A história desta raça tem início no século XVII, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle passou pela Pérsia (atual Irão) Itália, imediatamente esses gatos ganharam a simpatia das pessoas devido a sua pelagem macia e brilhante.
Bandeira do Irã
e trouxe consigo alguns dos belos gatos que andavam pelas ruas locais. Ao chegar a Itália, imediatamente esses gatos ganharam a simpatia das pessoas devido a sua pelagem macia e brilhante.
Porém, a moderna raça persa surgiu somente no século XIX, quando esses gatos criados na Itália foram levados a Inglaterra, onde sofreram cruzamentos com gatos da raça angorá.

Logo em seguida foi feito um trabalho de melhoramento genético visando se obter maior variedade de cores e padrões de pelagem.

Há hoje mais de 100 diferentes combinações de cores para gatos dessa raça, variando desde o branco neve até o malhado (casco de tartaruga).

Características:
Os persas são gatos muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois seus miados são baixos e pouco comuns, além do fato desses animais apresentarem um forte apego ao seu dono.

Os gatos persas são meigos e carinhosos.
Esse animal se caracteriza pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas.

 O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados (flat face), porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados (doll face).
A manutenção de sua pelagem é um muito trabalhosa, sobretudo devido a formação de nós ocorridos devido ao comprimento dos pelos.
O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).
  • Tamanho: Médio a Grande - Os machos são maiores que as fêmeas, pesando de 4 a 5 kg, e as fêmeas de 3 a 4 kg.
  • Orelhas: Pequenas, arredondadas nas pontas e bem separadas.
  • Nariz: Achatado, Curto, Largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.
  • Corpo: De estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado.
  • Rabo: De comprimento curto, dobrado sobre o dorso fica entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal).
  • Pescoço: Curto e forte.
  • Cabeça: De formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondada, bochechas cheias.
  • Pelagem: Comprida, densa , de textura fina e sedosa (sem ser lanosa).
  • Olhos: Grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante.
  • Patas: Grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos.
Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal.

Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.

Desenvolvimento: 
Em 1950, o gato siamês foi cruzado com o Persa para criar uma raça com o corpo do Persa mas coa coloração do Siamês, sendo este nomeado de himalaio

O himalaio ficou como raça separada do Persa nos Estados Unidos até 1984, quando a CFA os unificou, mesmo com a objeção de ambos os conselhos das raças.

 Alguns criadores de Persa ficaram descontentes com a introdução desse híbrido em suas linhas puras de Persa

Temperamento:
O temperamento do gato Persa pode ser descrito como calmo, pacato, muito dócil e nada ativo. Ele se adapta bem a espaços pequenos, e pode dormir até 16 horas por dia. 

Não são bons caçadores e não gostam tanto de brincadeiras como os gatos de outras raças. Não miam muito, e seu miado é fraco e rouco, outro ponto que o torna perfeito para morar em apartamento.

 Não à toa, o personagem dos quadrinhos, Garfield o representa tão bem.

Doenças:
As principais doenças do gato Persa são a doença Poliquística dos Rins (PKD), que é hereditária, a conjuntivite lacrimejamente, broncopneumonia, e outras doenças respiratórias, nasais, problemas neurológicos e deslocamentos no maxilar. 

Por isso na hora de adotar um Persa se indica a escolha de um que não possua um focinho muito achatado. Toda doenças emite sinais clínicos, como vômitos, diarreia, e outros sinais que mostram que o animal não está em seu estado normal.

Cabe aos donos estar sempre atento, e a qualquer suspeita levar o bichano ao veterinário, onde os diagnósticos podem ser feitos com precisão. 

Nos tratamentos preventivos, incluem-se as visitas periódicas ao médico veterinário, vacinação contra doenças comuns em gatos, e atenção dos donos.

Cuidados:
Os cuidados especiais do Persa envolvem higiene e bons cuidados com a sua alimentação. A começar por seu pelo, que deve ser escovado diariamente, para mantê-lo limpo e sem nós.

O banho deve ser mensal, e a escova usada deve ser própria para gatos. Seus olhos requerem cuidados também. 

Devido a seu nariz achatado, seus vasos lacrimais são menores, o que faz com que as lágrimas produzidas escorram para fora dos olhos, nos pelos do rosto. Por isso os olhos devem ser limpos de 1 a 2 vezes por dia, com um pano embebido de soro fisiológico.

 Isso evita o nascimento de bactérias e que os pelos próximos a região dos olhos manchem. Para manter um pelo sempre bonito Persa deve comer rações especificas disponível no mercado. Sua expectativa de vida é de 15 a 20 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário